V2023 06 19 RABCIDE 200 Registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA sob nº 02602
COMPOSIÇÃO
4,5,6,7-tetrachlorophthalide (FTALIDA) .............................................................. 200 g/L (20% m/v) Outros Ingredientes .......................................................................................... 800 g/L (80% m/v)
PESO LÍQUIDO: VIDE RÓTULO CLASSE: Fungicida de contato, do grupo químico Ftalida. TIPO DE FORMULAÇÃO: Suspensão concentrada (SC) TITULAR DO REGISTRO(*): UPL do Brasil Indústria e Comércio de Insumos Agropecuários S.A. Avenida Maeda, s/n, Prédio Comercial, Térreo, Distrito Industrial, Ituverava/SP, CEP: 14500-000 CNPJ: 02.974.733/0001-52 – Telefone: (19) 3794-5600 Cadastro no Estado (CDA/SP) Nº 1050 (*) IMPORTADOR DO PRODUTO FORMULADO FABRICANTE DO PRODUTO TÉCNICO: RABCIDE TÉCNICO 970 - Registro nº 07901 KUREHA CHEMICAL INDUSTRY CO., LTD. Tokyo - Japão FORMULADOR: UPL DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE INSUMOS AGROPECUÁRIOS S.A. Rodovia Sorocaba, km 122, Pilar do Sul, CEP: 18160-000, Salto de Pirapora/SP. CNPJ: 02.974.733/0010-43 - Registrado no órgão estadual CDA/SP sob nº 4153 FMC QUÍMICA DO BRASIL LTDA. Av. Antônio Carlos Guillaumon, 25 - Distrito Industrial III - Uberaba/MG - 38001-970 CNPJ: 04.136.367/0005-11 - Cadastro Estadual IMA/MG nº 701-2530/2006 IHARABRAS S/A INDÚSTRIAS QUÍMICAS Avenida Liberdade, 1701 - Sorocaba/SP - 18087-170 CNPJ: 61.142.550/0001-30 - Cadastro Estadual SAA/CDA/SP nº 008 BASF S.A. Av. Brasil, 791 - 12521-900 - Guaratinguetá/SP - CNPJ: 48.539.407/0002-07 Cadastro Estadual SAA/CDA/SP nº 487 LANXESS INDÚSTRIA DE POLIURETANOS E LUBRIFICANTES LTDA. Av. Brasil, 5333 - Distrito Industrial - 13505-600 - Rio Claro/SP CNPJ: 68.392.844/0001-69 Cadastro da Empresa na SAA/CDA/SP nº 235 ADAMA BRASIL S/A Rua Pedro Antônio de Souza, 400 - Londrina/PR - 86031-610 CNPJ: 02.290.510/0001-76 - Cadastro Estadual - ADAPAR/PR n° 003263 Página 1 de 9
ADAMA BRASIL S/A Rua Júlio de Castilho, 2085 - Taquari/RS - 95860-000 - CNPJ: 02.290.510/0004-19 Cadastro Estadual nº 00001047/99 - SEAPA/RS SIPCAM NICHINO BRASIL S.A. Rua Igarapava, n.599 - Distrito Industrial III - Uberaba/MG - 38044-755 CNPJ: 23.361.306/0001-79 - Cadastro Estadual IMA/MG n° 2.972 SERVATIS S.A. Rodovia Presidente Dutra, s/n - km 300,5 Resende - Rio de Janeiro/RJ – 27.537-000 CNPJ: 06.697.008/0001-35 Cadastro da empresa no Estado de Rio de Janeiro – INEA/RJ no IN020944
| Nº do lote ou partida: | VIDE EMBALAGEM |
|---|---|
| Data de fabricação: | |
| Data de vencimento: |
E CONSERVE-OS EM SEU PODER. Indústria Brasileira
CLASSIFICAÇÃO DO POTENCIAL DE PERICULOSIDADE AMBIENTAL
- PRODUTO PERIGOSO AO MEIO AMBIENTE - CLASSE III Cor da faixa: Verde Intenso Página 2 de 9
INSTRUÇÕES DE USO
| CULTURAS | PRAGAS | DOSES | VOLUME DE CALDA | NÚMERO MÁXIMO DE APLICAÇÕES | ÉPOCA DE APLICAÇÃO |
|---|---|---|---|---|---|
| ARROZ | Brusone (Pyricularia grisea) | 1,0 – 1,5 L/ha | Terrestre 200 – 300 L Aérea 30 – 40 L | 2 | As aplicações devem ser feitas nas seguintes épocas: 1ª aplicação: do fim do perfilhamento ao início do emborrachamento. 2ª aplicação: no fim do emborrachamento (15 a 20 dias após a 1ª época citada, fazer uma ou duas aplicações, com as mesmas dosagens referidas) |
NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
As aplicações devem ser feitas nas seguintes épocas: 1ª aplicação – do fim do perfilhamento ao início do emborrachamento. 2ª aplicação – no fim do emborrachamento (15 a 20 dias após a 1ª época citada, fazer uma ou duas aplicações, com as mesmas dosagens referidas).
MODO DE APLICAÇÃO
RABCIDE 200 deve ser aplicado em pulverização na cultura do arroz. a) Via terrestre: Usar o pulverizador tratorizado de barra com bicos cônicos, como XH-4 ou D2-13 com tamanho das partículas em torno de 90 – 100 µs e densidade de 60 gotas/cm2, gastando-se 200 – 300 L de calda por hectare. Usando-se outros tipos de equipamentos, procurar obter pulverizações com cobertura uniforme da parte aérea das plantas. b) Via aérea: Uso de barra ou atomizador rotativo “micronair” Volume de aplicação: 30 – 40 L/ha Altura do vôo: com barra de 2 – 3 m Micronair: 3 – 4 m Largura da faixa de deposição efetiva: 20 m. Tamanho/densidade de gotas: 60 – 80 µs e densidade de gotas de 80 gotas/cm2. Condições climáticas: o diâmetro de gotas deve ser ajustado para cada volume de aplicação (L/ha) para proporcionar a adequada densidade de gotas, obedecendo ventos de até 10 km/hora. Temperatura e umidade relativa, visando reduzir o mínimo de perda por deriva e evaporação. No caso de barra, usar bicos cônicos pontas D6 e D12, disco (core), inferior a 45º. Usando-se micronair, o número de atomizadores deve ser de 4 (quatro), onde para o ajuste do regulador de vazão (VRU), pressão e ângulo de pá, seguir o ajuste do regulador de pressão (VRU), pressão e ângulo de pá, seguir tabela sugerida pelo fabricante. O sistema de agitação do produto no tanque deve ser mantido em funcionamento durante toda a aplicação. OBS: Seguir essas condições de aplicação. No caso de dúvida, consultar um Engenheiro Agrônomo. Página 3 de 9
INTERVALO DE SEGURANÇA
Cultura Intervalo de Segurança Arroz 20 dias
INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS
Mantenha afastados das áreas de aplicação, crianças, animais domésticos e pessoas desprotegidas, enquanto as plantas tiverem molhadas, após aplicação do produto.
LIMITAÇÕES DE USO
Fitotoxicidade: ausente para a cultura na dosagem indicada.
INFORMAÇÕES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL A SEREM UTILIZADOS
VIDE DADOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DA SAÚDE HUMANA, conforme Avaliação Toxicológica da ANVISA, para cada processo. INFORMAÇÕES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE APLICAÇÃO A SEREM USADOS: Vide MODO DE APLICAÇÃO.
| Cultura | Intervalo de Segurança |
|---|---|
| Arroz | 20 dias |
DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TRÍPLICE LAVAGEM DA EMBALAGEM OU TECNOLOGIA EQUIVALENTE: (Vide as recomendações aprovadas pelo órgão responsável pelo Meio Ambiente – IBAMA/MMA) INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA A DEVOLUÇÃO, DESTINAÇÃO, TRANSPORTE, RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO E INUTILIZAÇÃO DAS EMBALAGENS VAZIAS: (Vide as recomendações aprovadas pelo órgão responsável pelo Meio Ambiente – IBAMA/MMA) INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA A DEVOLUÇÃO E DESTINAÇÃO DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA UTILIZAÇÃO OU EM DESUSO: (Vide as recomendações aprovadas pelo órgão responsável pelo Meio Ambiente – IBAMA/MMA) RECOMENDAÇÕES PARA O MANEJO DA RESISTÊNCIA A FUNGICIDAS: O uso sucessivo de fungicidas com mesmo mecanismo de ação para o controle do mesmo alvo pode contribuir para o aumento na população de fungos menos sensíveis a esse mecanismo de ação, levando a perda de eficiência do produto como consequência da resistência. Como prática de manejo de resistência afim de evitar a seleção de fungos menos sensíveis ou resistentes aos fungicidas, seguem algumas recomendações: Alternância de fungicidas com mecanismos de ação distinto do Grupo I1 para o controle do mesmo alvo, sempre que possível; Adotar outras práticas de redução da população de patógenos, seguindo as boas práticas agrícolas, tais como rotação de culturas, controles culturais, cultivares com gene de resistência quando disponíveis, etc.; Utilizar as recomendações de dose e modo de aplicação de acordo com a bula do produto; Sempre consultar um engenheiro agrônomo para o direcionamento das principais estratégias regionais sobre orientação técnica de tecnologia de aplicação e manutenção da eficácia dos fungicidas; Informações sobre possíveis casos de resistência em fungicidas no controle de fungos patogênicos devem ser consultados e, ou, informados à: Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF: www.sbfito.com.br), Comitê de Ação à Resistência de Fungicidas (FRAC-BR: www.frac-br.org), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA: www.agricultura.gov.br).
Página 4 de 9
O produto fungicida RABCIDE 200 é composto por Ftalida, que apresenta mecanismo de ação de redutase na biossíntese de melanina, pertencente ao Grupo I1, segundo classificação internacional do FRAC (Comitê de Ação à Resistência de Fungicidas). INFORMAÇÕES SOBRE O MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS: Recomenda-se, de maneira geral, o manejo integrado de doenças, envolvendo todos os princípios e medidas disponíveis e viáveis de controle. O uso de sementes sadias, variedades resistentes, rotação de culturas, época adequada de semeadura, adubação equilibrada, fungicidas, manejo de irrigação e outros, visam o melhor equilíbrio do sistema.
DADOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DA SAÚDE HUMANA
ANTES DE USAR LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES.
PRECAUÇÕES GERAIS
• Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. • Não utilize equipamentos com vazamentos. • Não desentupa bicos, orifícios e válvulas com a boca. PRECAUÇÕES DE MANUSEIO • Se houver contato com os olhos, lave-os imediatamente com bastante água corrente e veja os primeiros socorros. • Ao contato do produto com a pele, lave-a imediatamente com água e sabão em abundância e veja os primeiros socorros. Use luva de borracha.
PRECAUÇÕES DURANTE A APLICAÇÃO
• Não aplique o produto contra o vento. • Use macacão com mangas compridas, chapéu de abas largas, luvas e botas. PRECAUÇÕES APÓS A APLICAÇÃO • Não reutilize a embalagem vazia. • Mantenha o restante do produto adequadamente fechado, em local trancado longe do alcance de crianças e animais. • Tome banho, troque e lave as roupas.
PRIMEIROS SOCORROS
Em caso de suspeita de intoxicação procure logo o médico levando a embalagem, o rótulo, bula ou o receituário agronômico do produto. Ingestão: Provoque vômito e procure logo o médico. Olhos: Lave-os com água em abundância e procure logo o médico. Pele: Lave-a com água e sabão em abundância. Inalação: Procure local arejado. Inalação: Não há antídoto específico. O tratamento é sintomático. Página 5 de 9
Telefone para casos de emergência: Ligue para o Disque-Intoxicação: 0800-722-6001 para notificar o caso e obter informações especializadas sobre o diagnóstico e tratamento. Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica - RENACIAT - ANVISA/MS Notifique ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/MS) Telefone de Emergência da empresa: 0800 014 1149 - (19) 3794-5465 Mecanismo de ação, absorção e excreção para o Ser Humano Estudos realizados em animais de laboratórios, o produto foi rapidamente eliminado pelas vias de excreção urinária e as fezes. Efeitos Agudos e Crônicos: Agudos: Não foram observados efeitos agudos adversos e efeitos colaterais. DL50 oral aguda em ratos: > 17.600 mg/kg DL50 dérmica em ratos > 20.000 mg/kg Crônicos: Nos estudos realizados em animais de laboratório a longo prazo, não se observou nenhum efeito adverso significativo.
DADOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE
PRECAUÇÕES DE USO E ADVERTÊNCIA QUANTO AOS CUIDADOS DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE: Este produto é: ( ) Altamente Perigoso ao Meio Ambiente (CLASSE I) ( ) MUITO PERIGOSO AO MEIO AMBIENTE (CLASSE II) (x) Perigoso ao Meio Ambiente (CLASSE III) ( ) Pouco Perigoso ao Meio Ambiente (CLASSE IV) • Este produto é ALTAMENTE PERSISTENTE no meio ambiente. • Evite a contaminação ambiental - Preserve a Natureza. • Não utilize equipamento com vazamento. • Não aplique o produto na presença de ventos fortes ou nas horas mais quentes. • Aplique somente as doses recomendadas. • Não lave as embalagens ou equipamento aplicador em lagos, fontes, rios e demais corpos d’ água. Evite a contaminação da água. • A destinação inadequada de embalagens ou restos de produtos ocasiona contaminação do solo, da água e do ar, prejudicando a fauna, a flora e a saúde das pessoas. • Não execute aplicação aérea de agrotóxicos em áreas situadas a uma distância inferior a 500 e de 250 metros de mananciais de água, moradia isoladas, agrupamentos de animais e vegetação suscetível a danos. • Observe as disposições constantes na legislação estadual e municipal concernentes às atividades aeroagrícolas.
INSTRUÇÕES DE ARMAZENAMENTO DO PRODUTO, VISANDO SUA CONSERVAÇÃO E PREVENÇÃO
CONTRA ACIDENTES: • Mantenha o produto em sua embalagem original, sempre fechada. Página 6 de 9
• O local deve ser exclusivo para produtos tóxicos, devendo ser isolado de alimentos, bebidas, rações ou outros materiais. • A construção deve ser de alvenaria ou de material não combustível. • O local deve ser ventilado, coberto e ter piso impermeável. • Coloque placa de advertência com os dizeres: CUIDADO VENENO. • Tranque o local, evitando o acesso de pessoas não autorizadas, principalmente crianças. • Deve haver sempre embalagens adequadas disponíveis, para envolver embalagens rompidas ou para o recolhimento de produtos vazados. • Em caso de armazéns deverão ser seguidas as instruções constantes da NBR 9843 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. • Observe as disposições constantes na legislação estadual e municipal. INSTRUÇÕES EM CASO DE ACIDENTES: • Isole e sinalize a área contaminada. • Contate as autoridades locais competentes e a Empresa UPL DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE INSUMOS AGROPECUÁRIOS S.A., pelo telefone de Emergência 0800 014 1149 - (19) 3794-5465. • Utilize equipamentos de proteção individual – EPI (macacão impermeável, luvas e botas de borracha, óculos protetores e máscara com filtros). • Em caso de derrame, estanque o escoamento, não permitindo que o produto entre em bueiros, drenos ou corpos d´água. Siga as instruções abaixo: - Piso pavimentado: absorva o produto com serragem ou areia, recolha o material com auxílio de uma pá e coloque em recipiente lacrado e identificado devidamente. O produto derramado não deverá mais ser utilizado. Neste caso, consulte o registrante, através do telefone indicado no rótulo para sua devolução e destinação final. - Solo: Retire as camadas de terra contaminada até atingir o solo não contaminado, recolha esse material e coloque em um recipiente lacrado e devidamente identificado. Contate a empresa registrante conforme indicado acima. - Corpos d’água: Interrompa imediatamente a captação para o consumo humano ou animal e contate o órgão ambiental mais próximo e o centro de emergência da empresa, visto que as medidas a serem adotadas dependem das proporções do acidente, das características do corpo hídrico em questão e da quantidade do produto envolvido. • Em caso de incêndio, use extintores de água em forma de neblina, CO2 ou pó químico ficando a favor do vento para evitar intoxicação.
PROCEDIMENTOS DE LAVAGEM, ARMAZENAMENTO, DEVOLUÇÃO, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DE
EMBALAGENS VAZIAS E RESTOS DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA UTILIZAÇÃO OU EM DESUSO: - LAVAGEM DA EMBALAGEM: Durante o procedimento de lavagem o operador deverá estar utilizando os mesmos EPI´s – Equipamentos de Proteção Individual – recomendados para o preparo da calda do produto. Tríplice lavagem (Lavagem manual) Esta embalagem deverá ser submetida ao processo de tríplice lavagem, imediatamente após o seu esvaziamento, adotando-se os seguintes procedimentos: - Esvazie completamente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador, mantendo-a na posição vertical durante 30 segundos; - Adicione água limpa à embalagem até ¼ do seu volume; - Tampe bem a embalagem e agite-a, por 30 segundos; - Despeje a água de lavagem no tanque do pulverizador; - Faça esta operação três vezes; - Inutilize a embalagem plástica ou metálica perfurando o fundo. Página 7 de 9
Lavagem sob pressão: Ao utilizar pulverizadores dotados de equipamentos de lavagem sob pressão seguir os seguintes procedimentos: - Encaixe a embalagem vazia no local apropriado do funil instalado no pulverizador; - Acione o mecanismo para liberar o jato de água; - Direcione o jato de água para todas as paredes internas da embalagem, por 30 segundos; - A água de lavagem deve ser transferida para o tanque do pulverizador; - Inutilize a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo. Ao utilizar equipamentos independentes para lavagem sob pressão adotar os seguintes procedimentos: - Imediatamente após o esvaziamento do conteúdo original da embalagem, mantê-la invertida sobre a boca do tanque de pulverização, em posição vertical, durante 30 segundos. - Manter a embalagem nessa posição, introduzir a ponta do equipamento de lavagem sob pressão, direcionando o jato de água para todas as paredes internas da embalagem, por 30 segundos; - Toda a água de lavagem é dirigida diretamente para o tanque do pulverizador; - Inutilize a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo.
ARMAZENAMENTO DA EMBALAGEM VAZIA
Após a realização da tríplice lavagem ou lavagem sob pressão, esta embalagem deve ser armazenada com a tampa, em caixa coletiva, quando existente, separadamente das embalagens não lavadas. O armazenamento da embalagem vazia, até sua devolução pelo usuário, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável, no próprio local onde guardadas as embalagens cheias.
DEVOLUÇÃO DA EMBALAGEM VAZIA
No prazo de até um ano da data da compra, é obrigatória a devolução da embalagem vazia, pelo usuário, ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou no local indicado na nota fiscal, emitida no ato da compra. Caso o produto não tenha sido totalmente utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro de seu prazo de validade, será facultada a devolução da embalagem em até 6 meses após o término do prazo de validade. O usuário deve guardar o comprovante de devolução para efeito de fiscalização, pelo prazo mínimo de um ano após a devolução da embalagem vazia. TRANSPORTE As embalagens vazias não podem ser transportadas junto com alimentos, bebidas, medicamentos, rações, animais e pessoas. ESTA EMBALAGEM NÃO PODE SER LAVADA
ARMAZENAMENTO DA EMBALAGEM VAZIA
O armazenamento da embalagem vazia, até sua devolução pelo usuário, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável, no próprio local onde guardadas as embalagens cheias. Use as luvas no manuseio dessa embalagem. Essa embalagem deve ser armazenada com a sua tampa, em caixa coletiva, quando existente, separadamente das embalagens lavadas.
DEVOLUÇÃO DA EMBALAGEM VAZIA
No prazo de até um ano da data da compra, é obrigatória a devolução da embalagem vazia, pelo usuário, ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou no local indicado na nota fiscal, emitida no ato da compra. Caso o produto não tenha sido totalmente utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro de seu prazo de validade, será facultada a devolução da embalagem em até 6 meses após o término do prazo de validade. Página 8 de 9
O usuário deve guardar o comprovante de devolução para efeito de fiscalização, pelo prazo mínimo de um ano após a devolução da embalagem vazia. TRANSPORTE As embalagens vazias não podem ser transportadas junto com alimentos, bebidas, medicamentos, rações, animais e pessoas.
DESTINAÇÃO FINAL DAS EMBALAGENS VAZIAS
A destinação final das embalagens vazias, após a devolução pelos usuários, somente poderá ser realizada pela Empresa Registrante ou por empresas legalmente autorizadas pelos órgãos competentes. É PROIBIDO AO USUÁRIO A REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DESTA EMBALAGEM VAZIA OU O FRACIONAMENTO E REEMBALAGEM DESTE PRODUTO. EFEITOS SOBRE O MEIO AMBIENTE DECORRENTES DA DESTINAÇÃO INADE-QUADA DA EMBALAGEM VAZIA E RESTOS DE PRODUTOS A destinação inadequada das embalagens e restos de produtos no meio ambiente causa contaminação do solo, da água e do ar prejudicando a fauna, a flora e a saúde das pessoas. PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA UTILIZAÇÃO OU EM DESUSO Caso este produto venha a se tornar impróprio para utilização ou em desuso, consulte o registrante através do telefone indicado no rótulo para sua devolução e destinação final. A desativação do produto é feita através de incineração em fornos destinados para esse tipo de operação, equipados com câmaras de lavagem de gases efluentes e aprovados por órgão ambiental competente. RESTRIÇÕES ESTABELECIDAS POR ÓRGÃO COMPETENTE DO ESTADO, DO DISTRITO FEDERAL OU DO MUNICÍPIO: (De acordo com as recomendações aprovadas pelos órgãos responsáveis.) Página 9 de 9