
Os sapatos Oxford foram transformados de um par de calçados ingleses da moda para estudantes em um item que não deve faltar no guarda-roupa de nenhum homem hoje.
Descubra tudo sobre sapatos que podem trazer elegância a qualquer look masculino, desde quantos tipos de sapatos Oxford existem até curiosidades sobre sua procedência.
O que são sapatos oxford e qual é a sua origem?
A história dos sapatos Oxford remonta a mais de dois séculos. Eles podem ser facilmente reconhecidos graças ao tamanho clássico do sapato. A sua característica distintiva são os atacadores na parte superior do sapato, que são muito próximos uns dos outros.
Existem muitos modelos de sapatos Oxford, e pela primeira vez eles foram usados na Escócia e na Irlanda na forma de uma bota masculina chamada Oxonian. No entanto, foram os alunos da Universidade de Oxford que popularizaram esse tipo de sapato, a moda então se espalhou por toda a Europa.
Tipos de sapatos Oxford
Atualmente, existem vários tipos de sapatos Oxford, cada um de acordo com um determinado estilo de roupa. Diremos abaixo quais sapatos usar dependendo do tipo de roupa escolhida e das particularidades de cada modelo de sapato.
1. Sapatos Oxford Integrais
Você pode reconhecer este tipo de sapato Oxford pelo fato de fechar com a ajuda da renda e não ter outros cortes ou costuras.
É um modelo de sapato muito elegante, na maioria das vezes feito de couro envernizado, em tons escuros de marrom ou preto. Os sapatos Oxford Wholecut são perfeitos para ir a um evento especial e usar um terno estiloso.
2. Sapatos Oxford Cap-Toe
Esse modelo de sapato social pode ser reconhecido pelo fato de possuir várias costuras estrategicamente posicionadas e ser ideal para reuniões de negócios ou trabalhos corporativos. A costura reta destaca a biqueira do sapato, mas também a parte onde os cadarços são presos por outra costura igualmente harmoniosa.
3. Sapatos Oxford Simples
Os sapatos Oxford Plain-Toe diferem do Cap-Toe pela falta de uma costura que separa a biqueira do sapato do resto de sua estrutura. Sua principal característica é a existência de um medalhão formado por perfuração na parte superior do sapato.
Eles são adequados para eventos menos formais e podem ser adaptados a roupas casuais de negócios. A existência de furos decorativos diminui a elegância de qualquer tipo de sapato.
4. Sapatos Oxford Wing-Tip
A principal característica do modelo Oxford Wing-Tip são as múltiplas costuras em toda a estrutura do sapato. Ao contrário do modelo Cap-Toe, a costura não é mais reta, mas em forma de W.
Esse tipo de sapato também combina vários elementos específicos, incluindo o medalhão encontrado no sapato Oxford Plain-Toe. No entanto, aqui o medalhão de perfuração está no topo do sapato e não no topo.
5. Sapatos Oxford
É talvez o modelo mais informal de calçado Oxford e difere dos demais pela cor. O modelo tem a combinação de duas cores complementares ou opostas, sendo que a sola do sapato e a zona do cadarço também se diferenciam do resto do sapato por vários pontos e cores diferentes. O nome “sela” refere-se à cor predominante do sapato, que tem o formato de uma sela.
6. Sapatos Oxford U-Caps
Semelhante aos sapatos Wing-Tip Oxford, este modelo tem uma costura que destaca a biqueira do sapato, a diferença é o seu formato em U, ao contrário do W.
Além disso, os sapatos U-Caps Oxford são desprovidos desse medalhão composto por não são muito comuns em roupas masculinas. No entanto, se você gosta de prestar atenção em cada detalhe, esse tipo de costura moderna pode ser ideal para você.
Curiosidades fascinantes sobre os sapatos Oxford
A história do calçado Oxford é longa e passou por muitas evoluções para assumir a forma que encontramos hoje.
Identificamos algumas curiosidades sobre os sapatos Oxford que podem te ajudar a entender melhor de onde eles vêm e como evoluíram esteticamente. Os sapatos Oxford também estão disponíveis em modelos femininos em uma variedade de formas e cores.
1. A origem do nome está relacionada com a famosa universidade
Estudantes da Universidade de Oxford no final de 1800 são os responsáveis pela popularização desse tipo de calçado. Os sapatos surgiram como resposta à obrigação de usar botas masculinas desconfortáveis.
Então, eles evoluíram de um padrão de gelo que tinha costuras em ambos os lados e depois se transformou em rendas.
2. Sapatos Oxford têm influências escocesas e irlandesas
Outra versão da história dos sapatos diz que essa moda realmente se originou na Irlanda e na Escócia, também em 1800. As botas usadas pelos homens naquela época eram chamadas de “sapatos Balmoral”, em homenagem a um dos castelos da rainha da Grã-Bretanha . Na França, os sapatos Oxford também são chamados de “sapatos Richelieu”.
3. Os sapatos Oxford foram inspirados nos sapatos Oxonian
Os sapatos Oxonian foram criados por estudantes da Universidade de Oxford com o desejo de usar calçados mais confortáveis durante as atividades acadêmicas.
O salto era mais alto e as costuras eram feitas na lateral. Com o tempo, esse tipo de calçado elegante se transformou nos sapatos Oxford que conhecemos hoje.
Em nosso site vocca.com.br/ você encontra dezenas de modelos de sapatos Oxford disponíveis, adequados para qualquer tipo de roupa ou estilo de roupa. Descubra tudo sobre sapatos nos nossos artigos e teste-os quando encontrar o par perfeito!