Saiba como tratar a candidíase bucal

como tratar a candidíase bucal

A boca e os dentes são partes importantes do corpo humano e devido ao acesso facilitado de organismos a essa parte, a cavidade pode desenvolver algumas doenças, sendo uma delas conhecida como candidíase bucal

Neste sentido, é muito importante conhecer o que é essa doença e como ela pode impactar no cuidado diário com a nossa boca e os dentes, principalmente em quem possui algum tratamento em andamento, como o uso do aparelho ortodôntico.

No presente artigo abordaremos sobre a candidíase bucal, o que ela é, como identificar seu desenvolvimento, os possíveis tratamentos e – principalmente – como prevenir que tal disfunção oral atinja o corpo, para assim mantermos um bom equilíbrio na vida.

O que é a candidíase bucal?

Como sabemos, a boca é naturalmente composta por uma série de bactérias e outros microrganismos, entretanto, em alguns casos, o revestimento da boca pode acabar por desenvolver um fungo conhecido como Candida Albicans devido a desregulação dessas bactérias.

Esse fungo é responsável pelo que chamamos de candidíase oral. 

A candidíase bucal gera lesões brancas na boca, na língua e também no interior das bochechas, que pode ser bastante incômodo para quem possui implante dentário ou aparelho ortodôntico.

Caso não seja diagnosticada e tratada, a candidíase oral pode afetar outras partes da boca como:

  • Garganta;
  • Amígdalas;
  • Gengiva;
  • Céu da boca.

A candidíase oral pode atingir qualquer pessoa, entretanto, é mais comum que se desenvolva em pessoas que possuem um sistema imunológico enfraquecido ou comprometido, pessoas que usam dentadura, corticoides inalatórios ou bebês.

Pessoas que estão em tratamento de câncer, com radioterapia ou quimioterapia também podem apresentar a candidíase, pois a boca fica seca constantemente (xerostomia), o que pode levar ao desenvolvimento do fungo.

No tópico abaixo abordaremos sobre algumas das causas da candidíase oral.

Fatores para o aparecimento da candidíase

A doença que chamamos de candidíase oral pode aparecer por diversos fatores, sendo um dos principais o sistema imunológico debilitado, tanto por doenças ou pelo uso de algum tipo de medicamento.

Isso acontece porque determinados medicamentos alteram de forma considerável o equilíbrio natural de microrganismos existentes na boca, o que pode levar ao desenvolvimento desse tipo de fungo. 

Se não tratada, a candidíase oral pode se espalhar pelo corpo e também afetar pulmões, fígado e o aparelho digestivo. Caso o aparelho de digestão seja atingido, pode ocorrer a desnutrição.

Para o tratamento da candidíase, o médico pode prescrever medicamentos antifúngicos, além de comprimidos, pastilhas ou enxaguantes bucais que podem ser ingeridos. 

Para o tratamento também é possível usar a anfotericina B, principalmente se a infecção fúngica for bastante forte.

Os medicamentos antifúngicos costumam atingir bastante o fígado e, por conta disso, é comum que se receite exames de sangue periódicos para acompanhar a função hepática.

Também é comum que pessoas com lente de contato nos dentes retirem as lentes para o tratamento, para que elas não se danifiquem por conta do uso dos medicamentos fortes. 

Algumas sintomas da candidíase

Os sintomas dessa doença podem aparecer de repente e, em alguns casos, ela não se manifesta de forma imediata. Existem alguns sinais que apontam para o desenvolvimento da candidíase oral.

O primeiro deles são lesões brancas e com um caráter pastoso, que aparece em diversos lugares da boca. 

Dores durante os movimentos regulares da boca e sangramentos, principalmente se as lesões são friccionadas, também podem ocorrer. 

Em pessoas que possuem dentadura é comum o aparecimento de vermelhidão nos cantos da boca, boca seca e perda do paladar.

Em alguns casos mais graves da doença, é possível que se espalhe para o esôfago, o que dificulta a deglutição. Nesses casos, é de grande importância e necessidade consultar o dentista ou o clínico geral para o tratamento.

Caso tenha que esperar pelo tratamento, é possível realizar algumas ações para aliviar as dores. Uma delas é comer iogurte sem açúcar, pois as bactérias contidas no iogurte podem ajudar na restauração dos níveis normais da flora bacteriana.

Ao ir ao dentista ou ao médico para realizar o diagnóstico, marque todos os sintomas que apresenta, incluindo eventos não clínicos, com especial atenção para os momentos em que ocorreu estresse ou contato com pessoas com imunidade baixa.

Isso permite um diagnóstico mais preciso e remédios adequados, da mesma forma quando ocorre uma extração de dente.

Assim, entendemos o que é a candidíase oral, seus principais sintomas e alguns tratamentos.

Concluímos, assim, alertando para o fato de cuidar da saúde bucal e – principalmente – fortalecer a imunidade do corpo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.