Quais são os principais cuidados na gravidez?

Os cuidados na gravidez são fundamentais para o bem-estar da gestante e saúde do bebê e devem ter início até mesmo antes de engravidar em casos planejados ou assim que a gestação é confirmada pelos pais.

Os cuidados na gravidez incluem desde a manutenção de hábitos saudáveis no dia a dia como também o acompanhamento pré-natal adequado com um obstetra. Saiba mais a seguir!

4 cuidados na gravidez

Os cuidados na gestação ajudam no bem-estar e saúde da mulher, mas também contribuem para o correto desenvolvimento fetal. Devido à sua importância, eles devem ser adotados o mais rápido possível após a confirmação da gravidez. Conheça 4 desses cuidados a seguir!

1. Controlar o estresse

O estresse e ansiedade são recorrentes na nossa sociedade, mas entre as gestantes o controle desses estados emocionais é ainda mais importante, pois eles afetam a saúde, disposição e bem-estar.

O estresse agudo ou crônico é responsável pelo aumento nos níveis de cortisol no organismo, podendo causar problemas diversos como insônia, compulsão alimentar, dores de cabeça e, até mesmo, depressão. Entre as formas de controlar o estresse e ansiedade destaca-se o acompanhamento de um profissional especializado, mas também mudanças na rotina, com um dia a dia menos sobrecarregado.

2. Ter uma alimentação equilibrada

A alimentação é uma das principais aliadas entre os bons cuidados na gravidez, ajudando a controlar o peso, e mantendo a saúde da gestante com adequada reserva nutricional e energética.

A indicação é reduzir o consumo de alimentos reconhecidamente prejudiciais, como com sódio e açúcares em excesso — tais como massas, refrigerantes, doces, embutidos e processados.

O ganho de peso considerado saudável na gestação fica em torno de 10kg, o que em geral significa 5% do peso ao engravidar, considerando um peso prévio adequado, mais seis quilos. Mudanças alimentares podem ser orientadas pelo obstetra para adequação de hábitos e ingestão adequada de nutrientes.

3. Beber água

O consumo adequado de água é importante sempre, pois ela ajuda no enfrentamento a doenças, garantia da hidratação, bom funcionamento do organismo, entre outros benefícios. Com tantas vantagens, beber água é uma recomendação essencial entre os cuidados na gravidez para garantir a saúde materna e fetal.

A indicação é o consumo de 35ml de água por quilo corporal. Por exemplo, uma mulher de 70kg deve consumir diariamente 2,4 litros de água e essa quantidade deve aumentar conforme haja o ganho de peso.

4. Fazer exercícios físicos

Os exercícios físicos regulares durante a gestação aumentam a disposição e bem-estar da gestante, além de contribuir para circulação sanguínea, o que melhora a sensação de inchaço, principalmente nos membros inferiores.

A recomendação é optar por exercícios de baixo impacto sem elevado consumo energético, como caminhadas, hidroginástica, esteira e pilates. Antes de realizar a prática esportiva, no entanto, é importante conversar com o obstetra responsável para verificar restrições ou recomendações.

Extra: cuidados na gestação incluem pré-natal com obstetra

Entre os cuidados na gravidez, ressaltamos uma dica extra: o acompanhamento pré-natal com um obstetra de confiança desde a confirmação da gestação.

As consultas de pré-natal são importantes para que a gestante tenha acesso a informações confiáveis sobre a gravidez, como sobre alimentação, exercícios, hábitos e cuidados de saúde específicos. Além disso, o obstetra faz todo um acompanhamento clínico, com exames de ultrassom e de sangue que contribuem no monitoramento do desenvolvimento fetal e da saúde da gestante.

O acompanhamento pré-natal é importante, pois cada paciente apresenta demandas específicas de acordo com a condição de saúde, doenças prévias, predisposições genéticas, entre outros fatores que tornam os cuidados médicos individualizados.

Portanto, os cuidados na gravidez incluem desde a mudança e manutenção de bons hábitos cotidianos como também um acompanhamento pré-natal especializado com um obstetra de confiança.