
Com o tempo, uma série de inovações chegaram em nosso cotidiano, em todas áreas, seja na saúde, na odontologia; com o Invisalign, na moda, e até mesmo no entretenimento. Entretanto, existem ideias que nunca saem de vista, mas são constantemente aprimoradas, como é o caso do cinema. O cinema é uma forma de entretenimento que mesmo muito tempo depois de sua invenção, ainda continua atraindo um grande público.
Em meio a grandes filmes de sucesso internacionalmente e nacionalmente, os telespectadores também são impactados pelas marcas que são anexadas em meio ao roteiro. Pelo público em potencial e fiel, a publicidade no cinema é algo que traz um retorno considerável e vem sendo bastante abordada nas estratégias de marketing de empresas.
Uma vez que você se lembra de uma cena em que determinado produto aparece em meio a um dialogo, o nome dado a essa estratégia de marketing é productplacement. Uma vez que está emerso ao filme, é a estratégia perfeita para captar um cliente em potencial naturalmente. Essa estratégia ocorre também em meio a séries e telenovelas. Veja as vantagens de utilizar a publicidade no cinema:
Os benefícios da publicidade no cinema
A indústria cinematográfica impacta um grande público ao redor do mundo, sendo que o número de pessoas atingidas pelos filmes e projetos do setor são exorbitantes. As marcas, então, identificaram o momento de lazer e a intimidade do público com esse meio de comunicação como uma oportunidade lucrativa.
Proximidade com o consumidor final
O diferencial de investir nessa abordagem publicitaria é que não se é preciso intermediários entre o público-alvo e sua empresa. Desse modo, as propagandas são objetivadas para impactar diretamente o consumidor final em meio a um momento de lazer. Portanto, a pessoa está vendo um filme ou determinada produção audiovisual na sala de cinema, é moldada a forma de determinada cena e se relacionando de alguma forma com determinado personagem.
Como sendo uma abordagem natural, o telespectador não se incomoda, e sem perceber, é impactado mentalmente com a presença da marca, ainda mais se existe algum tipo de ligação emotiva, seja com o filme em si ou o personagem presente na cena. Para que o efeito seja vantajoso para a marca, essa estratégia deve ser montada com antecedência, juntamente com o apoio dos roteiristas da produção.
Visualidade
Para conseguir uma maior visualidade para sua marca, investir em publicidade em bilheterias podem trazer uma série de benefícios, mesmo que o investimento seja considerável. Longas-metragens são uma forma de divulgar a marca para um grande número de pessoas, entretanto, deve-se levar em conta o alto valor a ser depositado para a execução dessa estratégia.
Essa visualidade se destaca em meio a demais meios de comunicação e veículos de divulgação. É por meio de uma estratégia de captação bem formulada que a campanha tem sucesso e através da continua rodagem do filme, mesmo fora das telonas, faz com que o efeito pode ser percebido por um longo período de tempo. Essa longa perpetuação é capaz de proporcionar lucratividade e vendas de longa escala.
Alta qualidade de imagem e som
O cinema possui os seus fieis seguidores, que mesmo pela transmissão de longas por canais de televisão e serviços de streaming, ainda possuem a preferência de frequentarem as suas salas e sessões. Esse fato pode ser justificável a alta qualidade da imagem e som, permitindo uma maior conexão com o espectador. Além desse fator, o conforto da sala também é levado em conta e atualmente é um fator de relevante investimento.
É por meio desses fatores; da fidelidade, da qualidade da experiência e do conforto que se tem a certeza da presença e da audiência do público, influenciando também na maior aceitação do aparecimento explícito do produto.
Propensão do consumidor em assistir algo
É importante realizar a análise do público-alvo do filme, avaliando se ele é similar ao da sua marca e produto. Quando o potencial consumidor está assistindo o filme na sala de cinema, a ambiente e a experiência faz com que fique ainda mais fácil chamar a sua atenção e atingir o objetivo.
Com as alterações nas formas de consumo de entretenimento, é importante que as empresas sejam flexíveis e busquem sempre está bem posicionadas e nos lugares certos; que é o lugar em que seu cliente está. É importante se ter noção do seu público-alvo e dos hábitos de sua persona antes de definir uma estratégia de marca. As salas de cinema podem ser o lugar certo, porém somente pela abordagem no filme certo e pelos espectadores certos.