Os prós e contras de comprar uma cobertura

Os prós e contras de comprar uma cobertura

Ter um apartamento com cobertura é uma vontade de grande parte das pessoas, mas um privilégio de poucos devido ao alto preço dos mesmos e a pouca oferta desses imóveis, o que contribui para a especulação imobiliária e a alta inflação.

Diante disso, configura-se como uma aquisição que exige planejamento para que o apartamento esteja alinhado às suas necessidades, desejos, expectativas, estilo de vida, capacidade financeira, preferência e outras condições. Avaliar os benefícios e desvantagens desse tipo de imóvel é essencial para que o sonho não se transforme numa frustração diante do alto investimento que ele exigirá do comprador.

Para quem busca por coberturas à venda em BH, vale destacar que os gastos de uma propriedade como essa não acabam com a compra exigindo do morador uma boa folga financeira com os custos de manutenção, analisando com clareza se o custo benefício vale realmente a pena.

Prós

Esse tipo de imóvel consegue agregar diversos benefícios a qualidade de vida do comprador a medida que proporciona mais luxo, requinte e exclusividade.

O privilégio de estar numa propriedade com área útil reflete um dos maiores atrativos da aquisição a medida que você te, maior possibilidade de viver um apê sem perder o conforto de uma casa podendo desfrutar dos benefícios de ter uma quantidade maior de cômodos, com mais espaço, que comportam mais móveis com diferentes ambientes.

Como a maioria desses empreendimentos são duplex, com quase o dobro da metragem dos demais apartamentos, os moradores tem a disposição uma área de lazer completa e privativa com diversos benefícios, serviços e facilidades que outras unidades não proporcionariam.

Um dos motivos disso é que estes imóveis apresentam uma planta diferenciada com espaços mais amplos, ambientes integrados, varandas diferenciadas levando as construtoras a desenvolverem projetos mais flexíveis que vão ao encontro das aspirações desse tipo de público.

As alterações futuras são permitidas e necessárias para adequar o novo espaço com a cara dos novos moradores. Quem busca este tipo de construção quer a possibilidade de adaptação e personalização, deixando-o ainda mais individualizado.

Segurança e privacidade

As coberturas estão menos vulneráveis a invasão pois além de estarem no último andar, costumam ser de pavimentos bem altos, como é do padrão desses empreendimentos. Um fator que pesa muito nessa escolha pois as coberturas, por serem de alto padrão, também apresentam facilidades e soluções mais tecnológicas que maximizam a sensação de segurança, como entrada exclusiva, sistemas de monitoramento particulares, restrição de visitas, dentre outras.

Esta segurança também está ligada a privacidade, tão almejada por moradores de prédios e condomínios. Minimizam-se assim os incômodos com barulhos e ruídos dos vizinhos, contato com moradores de outras unidades, impactos que venham da rua.

Desta forma, as coberturas são uma ótima opção contra as frequentes reclamações dos condomínios com com um bom índice de privacidade e intimidade, sem nenhum apartamento acima para incomodar.

Visão e valorização

Um dos maiores atrativos para quem deseja comprar apartamento em Belo Horizonte: com cobertura é o privilégio de desfrutar de vistas de paisagens realmente impressionantes e diferenciadas da cidade. Ver o espaço do topo permite lançar um olhar exclusivo que poucos tem a chance de ter.

Poder aproveitar a vista traz inúmeros benefícios aos compradores que não abrem mão de ter essa oportunidade ampliada ao alcance dos olhos. Estar longe das ruas, poder relaxar e aliviar o estresse, desfrutar de uma sensação de paz e conforto muito fazem valer a pena todo o investimento.

Todas as vantagens listadas até então impactam diretamente na valorização do metro quadrado com o passar do tempo pois são atributos que refletem na diferenciação desses imóveis. A potencialização do patrimônio individual ou familiar é resultado da valorização mais rápida e significativa desse modelo de construção.

Essa valorização ainda depende de algumas condições importantes que podem elevar o valor do metro quadrado como localização, metragem, planta, conservação, manutenção e outros cuidados em relação ao imóvel, como acabamentos e presença de móveis planejados, áreas de lazer, dentre outros.

Contras

Os pontos negativos também precisam ser levados em consideração na hora da escolha da cobertura pois eles existem e podem comprometer a experiência e a qualidade de vida no novo imóvel.

A taxa de condomínio geralmente e mais alta pois ela é definida de acordo com a fração ideal de cada unidade, sendo que, se você morar num duplex ou tríplex, terá que investir uma quantia maior que reflete de 2 a 3 vezes superior às demais unidades.

O risco maior de infiltrações também está presente pois esses imóveis tem dimensões maiores que estão expostas ao tempo, como as chuvas e outras intempéries. Esta vulnerabilidade reflete no risco de se tornar crônico e afetar até mesmo outras unidades caso as reformas não sejam efetivas e rápidas.

Desta forma, as manutenções são necessárias e mais frequentes, necessitando o morador estar atento a estrutura do imóvel bem como tomar os devidos cuidados, principalmente quando se considera a presença de jardins, piscinas, coberturas retráteis e demais áreas verdes e facilidades de conforto que podem onerar o seu gasto mensal de manutenção do imóvel.

Gostou do nosso artigo e quer conhecer mais sobre as novidades do mercado? Então acesse as nossas redes sociais e acompanhe nossas postagens.