
O lazer é uma vertente subestimada não só quanto as politicas públicas, mas também no dia-a-dia da maioria das pessoas. No entanto, é justamente o lazer que o corpo e a mente encontram o relaxamento e a tranquilidade, podendo ajudar na prevenção de uma série de complicações à saúde.
As atividades de lazer colaboram com a manutenção do bem-estar e na conservação de uma vida ativa. Seus benefícios ainda podem ser potencializados na terceira idade, ajudando na promoção de uma maior qualidade de vida e longevidade aos idosos.
A terceira idade não deve está relacionada somente a uma série de tratamentos e procedimentos como a lente de contato dental, mas também a práticas que aumentam a autonomia e autoestima. Conheça alguns dos benefícios do lazer na terceira idade:
Os benefícios do lazer aos idosos
Os benefícios do lazer aos idosos vão além da saúde física, mas também abrangem a saúde mental e o fator social. Veja:
Maior sociabilidade
O fator social do lazer aos idosos é refletido na maior amplitude de relações que se adquire com a prática de atividades relacionadas. Desde o grupo da caminhada, ao de dança, leitura e viagem, as saídas para essas atividades de lazer faz com que o idoso se relacione com mais pessoas e forme ainda mais laços.
Além disso, novos hábitos é sinal de novos lugares e novas pessoas, quanto mais atividades, maior o impacto social na vida do idoso.
Novas oportunidades
Com a adesão de novas práticas, vem consigo as novas oportunidades. A terceira idade comumente possui uma visão bem negativa da vida, já que são fortemente marcados pela aposentadoria, pela ausência de parte da família e pelas perdas ao longo da vida.
Esses acontecimentos refletem em sentimentos como a angústia e solidão, que pode influenciar o desenvolvimento de distúrbios mentais como a ansiedade e a depressão.
Com isso, as práticas de lazer vêm trazendo novos pontos de vista, novos objetivos e novos sonhos. Assim, há a maior motivação do idoso e a melhora de seu desempenho, fazendo com que ele se permita viver sem se limitar as debilidades da idade. Contatar m terapeuta ocupacional é uma opção no caso de algum prejuízo clínico.
Saúde física e mental
Uma vez que as atividades de lazer envolvem geralmente o conjunto de movimentos, podendo se relacionar a atividades físicas, está diretamente ligada a melhora da saúde geral. Desse modo, os benefícios que estão acoplados a prática de atividades físicas estão presentes nelas, assim como o exercício da mente.
Esses benefícios a saúde estão relacionados a melhora do equilíbrio corporal, a maior flexibilidade, melhora do sistema imunológico e cardiovascular. Os benefícios variam de acordo com a escolha da atividade.
Atividades de lazer para idosos
São várias as opções de atividades disponíveis e a escolha deve está relacionada ao interesse e as atividades que possa gerar o bem-estar, entretenimento, diversão e conforto ao idoso. Conheça algumas opções:
Dança
Os grupos de dança são uma das opções mais indicadas a essa faixa etária, já que envolve música, vários ritmos e movimentos e maior sociabilidade. Além disso, as coreografias ajudam na melhora do raciocínio e da concentração, exercitando a mente.
Viagens em grupo
Outra indicação são as viagens em grupo, já que conhecer novos lugares e novas pessoas é uma ótima experiência para o idoso. Além disso, a prática do turismo também colabora para a melhora de absorção de conhecimento, uma vez que o novo possui novas informações, não esquecendo do fator social.
Exercícios regulares
A prática de exercícios regulares traz consigo uma série de benefícios a saúde do indivíduo, ainda mais o idoso. Com as complicações advindas da idade, é essencial que se preocupe com uma vida ativa e mais saudável na terceira idade. Mesmo que a prática de exercícios físicos possa ser vista com maus olhos nessa faixa etária por causa do esforço realizado.
No entanto, existem várias modalidades que podem ser exploradas na terceira idade e que podem ser prazerosas, como é o caso da hidroginástica e da caminhada. A escolha da melhor opção deve levar em consideração o gosto do idoso, mas também as orientações e restrições médicas.