
O teatro é uma das ramificações da arte, e é justamente esse fator artístico que é capaz de trazer aspectos da realidade de forma mais lúdica. Além de levar o cotidiano e o sentimentalismo aos palcos, o teatro também é capaz de levar assim os problemas sociais enraizados. É através das diferentes perspectivas retratadas e da ligação ao emocional que o tetro consegue de uma forma mudar a visão do espectador e a forma que ele vê o mundo.
O teatro consegue dessa forma nos trazer uma série de valores, como o respeito, a empatia, a cidadania e a aceitação das diferenças. É dessa forma que ele atua no combate ao preconceito, a discriminação e a violência resultante. Leia mais:
O teatro e a sua importância a cultura
Essa forma de expressão artística é uma das mais antigas manifestações da cultura humana. O teatro nos mostra, por meio das interpretações dos atores, questões que vivenciamos no contexto atual, conseguindo atuar assim, como forma de protesto e crítica a alguma situação, instituição ou pessoa, ou até mesmo tratando uma situação da atualidade de um âmbito diferenciado.
É justamente por esse motivo que fez com que essas apresentações fossem perseguidas por muito tempo por autoridades que tinham como intenção, banir a liberdade de expressão, e consequentemente a cultural. Toda essa caçada fez com que o teatro se tornasse também uma atividade de fins intelectuais.
O teatro e o combate ao preconceito
Com o reconhecimento de sua enorme bagagem intelectual, o teatro foi gradualmente ganhando importância na cultura popular. Os papéis desenvolvidos com referências da filosofia e com alto fator argumentativo influenciavam positivamente na capacidade mental e de formulação do senso crítico dos atores, e assim também no público das peças.
Foi vendo esse retorno e da força dessa comunicação, os grupos de teatro começaram a aderir vários temas importantes, e um dos mais abordados é o preconceito. Infelizmente, ainda precisamos da intervenção da cultura em assuntos como a diversidade, seja étnica, sexual e de gênero, uma vez que a ignorância ainda possui espaço.
O papel educacional do teatro
O teatro também é uma importante fonte educativa, é através de suas apresentações o estudante e qualquer pessoa consegue se desenvolver e perceber a sua importância em nível social, escolar e acadêmica. O fator artístico das peças também é relevante para a melhora de sua capacidade interativa e criativa. A melhora da comunicação do atuante é evidente, seja na fala ou na formulação de ideias e argumentos.
Com isso, a forma com que os relacionamentos sociais se amadurecem e a forma com que se é bem mais fácil criar laços interpessoais também é perceptível, e isso é essencial para o bom desenvolvimento das novas gerações. Nessas relações, os ensinamentos advindos do teatro são passados e levados em conta no cotidiano.
Portanto, a importância do teatro na conscientização de problemas sociais, como o preconceito, e no melhor desenvolvimento de pessoas é inegável, evidenciando que essa manifestação artística influencia diretamente na formação de uma sociedade mais virtuosa, respeitosa e rica culturalmente.