O que é a infertilidade? Causas e sintomas

O que é a infertilidade

A infertilidade é o termo usado para descrever a incapacidade permanente de conceber uma criança naturalmente. A infertilidade é muitas vezes confundida com infertilidade, mas do ponto de vista médico, são dois estados diferentes. A infertilidade é, por definição, irreversível e suas causas são permanentes. No entanto, o estado de infertilidade nem sempre significa que o casal ficará completamente privado da possibilidade de ter filhos. 

Qual é a diferença entre elas? Quais podem ser as causas da infertilidade? Existem opções para o tratamento?

A infertilidade é um estado de incapacidade permanente de ter filhos naturalmente. Falamos de infertilidade quando é impossível engravidar e as causas dessa condição são irreversíveis. A infertilidade é, por definição, incurável – isso significa que não existem tratamentos disponíveis para o tratamento causal da infertilidade.

A infertilidade

O termo infertilidade é comumente confundido com esterilidade. Do ponto de vista médico, essas duas condições devem ser distinguidas uma da outra. A esterilidade é um estado de permanente falta de fertilidade. A infertilidade, por outro lado, é uma incapacidade temporária e reversível de conceber uma criança. Ao contrário da infertilidade, a esterilidade pode ser tratada causalmente.

As causas mais comuns de esterilidade são distúrbios transitórios (incluindo distúrbios hormonais ou causados ​​por doenças crônicas). Se forem curados, há chances de restaurar a fertilidade.

As causas da infertilidade são permanentes e não podem ser removidas. As causas mais comuns de infertilidade são distúrbios genéticos ou defeitos congênitos do sistema reprodutivo. No caso da infertilidade, a incapacidade de conceber naturalmente é irreversível.

Infertilidade – causas

A infertilidade é uma condição que pode levar a uma ampla variedade de condições de saúde. A infertilidade pode ser causada por distúrbios da produção de células reprodutivas e distúrbios do desenvolvimento dos testículos e ovários. A causa da infertilidade também são anormalidades nos órgãos genitais, que impossibilitam a relação sexual em alguns casos para ter um desempenho maior, os homens fazem o uso de medicamentos 100% natural como o pica de anao sex shop podendo ser facilmente encontrado em sites de sex shop online ou (no caso das mulheres) a interrupção da gravidez.

Infertilidade primária e secundária

Podemos dividir amplamente a infertilidade em primária e secundária:

A infertilidade primária é uma condição na qual a incapacidade de ter filhos é congênita. As causas mais comuns de infertilidade primária são doenças genéticas ou defeitos congênitos que excluem permanentemente a possibilidade de conceber uma criança. A infertilidade secundária é uma condição na qual a fertilidade de uma paciente que originalmente era capaz de ter filhos é permanentemente prejudicada. A infertilidade secundária pode ser causada por cirurgias anteriores ou complicações de outras doenças que levam à perda permanente da fertilidade.

Doenças genéticas

Uma das causas da infertilidade pode ser doenças genéticas. A causa da infertilidade no curso de doenças genéticas pode ser:

Defeitos congênitos dos órgãos genitais

Anormalidades na estrutura do sistema reprodutivo podem ocorrer em pessoas com cariótipo normal, sem distúrbios dos cromossomos sexuais. Defeitos congênitos dos órgãos genitais e gônadas ocorrem no útero, muitos dos quais são causados ​​por causas desconhecidas.

Os distúrbios de desenvolvimento mais comuns do sistema reprodutivo são agenesias (ausência completa) ou disgenesia (desenvolvimento anormal) de órgãos individuais.

Defeitos congênitos que causam infertilidade masculinas desvantagens subjacentes à infertilidade masculina incluem: disgenesia testicular e ausência congênita de ducto deferente.

Infertilidade – Opções de Tratamento

A definição de infertilidade exclui o tratamento causal da condição. As causas da infertilidade, como distúrbios genéticos ou anormalidades na estrutura do sistema reprodutivo, são irreversíveis.

Uma vez que a possibilidade de conceber naturalmente uma criança é permanentemente excluída, a infertilidade destrói completamente as chances de engravidar?

A resposta a esta pergunta depende das causas da infertilidade do casal. Em muitos pacientes, as chances de conceber uma criança podem ser habilitadas por técnicas de reprodução assistida (ART, coloquialmente in vitro).

Se você é estéril por causa de uma falha na produção de células germinativas, existem procedimentos para doar essas células (espermatozoides ou óvulos).

A fertilização in vitro pode ser uma solução em casais que, apesar de possuírem células reprodutivas normais, não conseguem fecundar.

Por exemplo, em uma mulher com obstrução completa das trompas de falópio, a fertilização fora de seu sistema reprodutivo seguida pela implantação do embrião no útero pode criar uma chance de conceber uma criança.

Infelizmente, apesar do crescente avanço das técnicas de reprodução assistida, elas ainda não são capazes de ajudar todas as pacientes a lutar contra a infertilidade. Em alguns casos, a adoção continua sendo a única chance de aumentar sua família.