Música: arte ou entretenimento?

Música

A música possui uma forte presença em nosso cotidiano, mas, como toda criação humana, é constantemente relacionada a outro termo. Afinal de contas, a música é arte ou entretenimento?

Há aqueles que a relacionam a arte, mas outros que rebatem e defendem que o dinheiro corrompeu a arte, que deixou de ser algo emotivo para atender a expectativa de lucro. Artistas que se motivam a apenas o entretenimento do público fortalecem essa ideia. Entretanto, do que se trata esses conceitos? Leia mais:

Arte e entretenimento

A arte se trata de um conceito extremamente amplo e até mesmo difícil de ser definido. Esse conceito para muitos engloba a capacidade de desenvolver algo inovador e inédito, que permita uma ligação direta ou indireta do expectador da obra. Muitos interligam essa vertente ao emocional.

É através do conflito desse fator emocional com o fator racional que surge a definição pessoal de cada um sobre a arte. Há aqueles que veem a arte como algo puro e só objetividade pelos sentimentos e emoção. Contudo, se a finalidade da música é entreter ela, a partir dessa perspectiva, já não é considerada mais arte.

No entanto, há também quem apoie a relação entre o entretenimento e a arte. É sobre essa perspectiva que surge a ligação entre música com o objetivo de entretenimento ou não, é em seu estado considerada arte, uma vez que se entreter é libertar as emoções e manter uma conexão com o público.

Lucro de produção

É no momento que o tópico do dinheiro entra em questão que a conversa geralmente rende mais, pois existem produtores que só entraram no mercado visando justamente um melhor retorno. Todos trabalham visando um lucro para realizar suas metas, isso é normal, porém, pelo motivo da pauta ser especificamente o relacionamento entre música e arte, muitos a descartam nesse assunto.

Logo, quando a música é relacionada apenas ao dinheiro, não significa que ela não possui certa qualidade, mas não foi tão íntima quanto as demais, e com isso, é a falta desse sentimentalismo que o artístico é descartado.

Artistas e produtores

Quem está por dentro da música, seus lançamentos e polêmicas, sabe que frequentemente, artistas e produtores se desentendem e vão parar na justiça. Os produtores que visam o lucro geralmente inibem o artista, seja cantor ou banda, de se expressar e o impedem de ter intervenção nos detalhes e nas características da própria música. O apoio da gravadora pesa, e muitas vezes o músico tem sua liberdade e criatividade silenciada.

Os artistas musicais também podem ter interesse somente no financeiro de seu trabalho, nada impede de ser sua própria decisão não ter contato com a produção da música em si; mas, para quem não acha esse fator relevante, a música continua sendo arte, e a arte continua podendo ser enraizada na música. A verdade no final das contas é que para a música ser considerada arte ou entretenimento depende de quem a produz e quem a escuta.