Manual da mulher magra: como perder peso

manual da mulher magra

Perder peso é o objetivo de muitas mulheres, mas essa pode ser uma tarefa um pouco difícil. Mas o manual da mulher magra, pode te ajudar com isto, ele traz dicas de como emagrecer de forma saudável e conquistar o tão desejado corpinho.

E trouxemos aqui neste texto algumas destas dicas para te ajudar a já começar a perder peso.

Manual da mulher magra: como emagrecer com saúde

Alcançar o corpo ideal tem sido a busca de muitas pessoas, tanto mulheres quanto homens. Isto fica claro quando observamos o aumento do número de academias e o crescimento no mercado de alimentos saudáveis. Mas além da questão estética e contribuir para manter sua beleza natural, que é o que motiva muitos a ter um peso ideal, possui outros benefícios.

Ele é essencial para manter nossa saúde em dia. No entanto, ser magro não significa ter um corpo saudável. Isso, você só alcança quando seu peso está de acordo com o índice de massa corporal ou como é conhecido, IMC.

Um peso ideal garante além da satisfação com a aparência física, benefícios como.

  • Proporciona mais qualidade de vida
  • Menos propensão a desenvolver doenças
  • Mantém o IMC ideal
  • Melhora a atividade sexual
  • Aumenta a disposição
  • Reduz a dor

Por isso, separamos algumas dicas do manual da mulher magra para te ajudar a alcançar o peso ideal de forma saudável e que não comprometa sua saúde.

banana dieta

Inclua frutas e vegetais em sua alimentação

Se você está pretendendo perder peso, vai precisar consumir menos calorias. Mas ao contrário do que muitos pensam, você não deve diminuir a quantidade que come e sim ingerir os alimentos corretos.

As frutas e verduras são exemplos de alimentos que possuem baixas calorias e ricos em vitaminas e minerais, que vão te ajudar a diminuir a quantidade de calorias em sua alimentação. Eles ainda contribuem para manter a boa saúde de nosso corpo.

Dietas a base de verduras como a batata doce e a couve, e frutas, como a banana, maças e frutas cítricas, são uma boa opção para inserir em sua dieta.

Tenha uma alimentação balanceada, o nutricionista pode te ajudar a montar um cronograma com os alimentos certos e na quantidade certa. É importante também se atentar quanto aos horários em que vai comer, evite pausas longas entre as refeições.

Coma feijão

Ele contribui  para perder peso e é rico em fibras e proteínas e conforme passa pelo sistema digestivo, alimenta as boas bactérias de nosso intestino. Essas bactérias, são responsáveis por criar ácidos graxos de cadeia curta, e ajudam a proteger seu metabolismo.

Pratique exercícios físicos

Além de se alimentar corretamente, você precisa se exercitar. Ao praticar atividades físicas estamos estimulando nosso corpo a queimar calorias e se manter forte. Por isso, crie uma rotina de exercícios e busque praticá-los diariamente.

A ajuda de um profissional pode te auxiliar a alcançar seu objetivo de forma mais rápida, eles são capazes de identificar suas dificuldades e trabalhá-las em seu benefício. Pessoas que ingerem legumes diariamente, apresentam uma perda de peso rápida. Coma feijão ou lentilhas, de preferência feitos em uma panela instantânea.

Faça amizade com a balança

Procure estar de bem com a balança, você vai precisar se pesar regularmente. Mantenha o controle de seu peso e acompanhe de perto sua evolução.

Concentre-se na hora de comer

Um dos maiores erros das pessoas é comer fazendo outras atividades, comer devagar e dar a devida atenção pode ajudar na perda de peso. Uma dica muito importante é que se possível prepare você mesmo sua comida.

Desta forma você vai garantir que o preparo da comida está sendo feito sem ingredientes que possam prejudicar sua saúde e peso. Coma devagar e mastigue bem os alimentos, desta forma nosso cérebro tem tempo para identificar que está se alimentando e a sensação de satisfação é identificada.

Quando comemos rápido acabamos ingerindo mais que o necessário para satisfazer nosso organismo, como mastigamos muito rápido nosso cérebro não consegue mandar os sinais de que o organismo já está satisfeito e assim continuamos a comer sem parar.

Reduza a açúcar

Aquele ingênuo cafezinho de manhã, pode estar te atrapalhando a perder peso. Bebidas e comidas açucaradas estão cheias de calorias, e por isso, devem ser eliminadas de sua dieta. Hoje em dia existem muitas opções diets e light dos alimentos, que contém menos açúcar em sua composição.

Troque o café com açúcar pela bebida com adoçantes, evite beber refrigerante e tome sucos naturais, que não precisam da adição de açúcar pois são adocicados pelos açúcares naturais das frutas.

Tome bastante água

Todo mundo sabe que a água é fundamental para manter nosso corpo saudável, mas o que muitos não sabem é que ela pode contribuir para a perda de peso. Manter o corpo hidratado é essencial, principalmente enquanto praticamos exercícios físicos.

A água pode prevenir diversas doenças e acabar com a retenção de líquido, pois ela contribui para a manutenção de nossos órgãos.

Procure as opções integrais

Alimentos integrais beneficiam a queima de calorias e ajudam nosso organismo a excretar as gorduras. Eles ainda são alimentos ricos em fibras, o que ajudam no crescimento de bactérias no intestino, o que pode auxiliar seu metabolismo.

Se você não gostar do sabor de grãos integrais, as opções de pães integrais, massa integral ou arroz integral também ajudam seu corpo com estes benefícios.

Inclua frutos secos em sua alimentação

Esse tipo de alimento pode evitar o aumento de peso, principalmente as nozes, são uma boa pedida. Elas proporcionam um menor ganho de peso gradual a longo prazo e é capaz de diminuir os riscos de desenvolver obesidade.

Lembre-se que o processo de perda de peso começa em nossa mente, se você não estiver disposto a uma mudança de hábitos não irá alcançar seu objetivo. Você ainda pode alcançar o peso que deseja, mas não terá disciplina para mantê-lo e as chances de voltar a ganhar peso serão maiores.

Por isso, você precisa se educar quanto a forma de se alimentar. Ter um nutricionista para te acompanhar pode te ajudar nisto, crie uma rotina para sua alimentação  e garanta que ela esteja sendo feita de forma balanceada.