Já ouviu falar dos sulcos nasogenianos?

sulcos nasogenianos

Os sulcos nasogenianos, também chamados de sulco nasolabial e “bigode chinês”, geralmente são vistos como um problema de aparência para a maioria das pessoas. Por esse motivo, são uma das principais motivações de procedimentos estéticos.

Esses sulcos faciais são rugas localizadas na extensão de pele, no caso entre o nariz e a boca, o que é caracterizado pelo envelhecimento da região.

Com a alta tecnologia implantada na odontologia, a estética não ficou para trás, se destacando recentemente com o invisalign. Por sua vez, um dos tipos de harmonização facial, o preenchimento, é um dos procedimentos que podem tratar essa imperfeição.

Saiba mais sobre os sulcos nasogenianos e as suas particularidades:

O que são os sulcos nasogenianos?

O “bigode chinês” se trata de linhas na região da derme entre o nariz e a boca. Por estar em uma área da face de fácil percepção, é motivo da baixa da autoestima e da perda de confiança da maioria das pessoas que o possuem.

Esses sinais na pele se desenvolvem gradualmente e são favorecidos pelo movimento da fala. Também é influenciado pela ausência do ácido hialurônico, que com o tempo, passa sintetizado em menor quantidade no organismo.

O ácido hialurônico, por sua vez, é responsável pela rigidez da pele, e em falta, leva ao surgimento dessas marcas. Na maioria das vezes, a sua falta é percebida no corpo com a chegada dos 30 anos com o relaxamento muscular.

Dentre as motivações para o aparecimento precoce dessas linhas de expressão estão: redução das fibras musculares, considerável perda de peso, exagero de expressões faciais, exposição excessiva à luz solar e alterações genéticas.

Como prevenir o aparecimento precoce dos sulcos?

A ação preventiva a essas rugas é feita principalmente pelos cuidados com a pele e pelo controle de peso e dieta equilibrada.

O uso do protetor solar é essencial para que a exposição ao sol do dia-a-dia não traga danos a derme, que além do aparecimento dos sulcos pode ultrapassar a estética, como ocorre com o câncer de pele.

O hidratante com ácido hialurônico também é um agente capaz de controlar essas alterações estéticas. O seu uso deve ser restringido a pele quando seca e a aplicação costuma ter efeito de 1 a 2 dias.

A alimentação, por sua vez, deve impedir que o emagrecimento seja instantâneo e severo, devendo ser rica em fibras, proteínas e propriedades vitamínicas. É através de uma dieta nutritiva e equilibrada que se é possível evitar a formação de radicais livres.

Outra forma de prevenir o desenvolvimento dessas rachaduras é ter uma boa noite de sono, já que é nesse período que o tecido cutâneo é renovado. A posição também deve ser levada em conta, e a posição de bruços viciosa deve ser evitada.

Formas de tratamento

Os procedimentos estéticos são as formas de tratamentos mais requisitadas na incidência dos sulcos nasogenianos. O prendimento utiliza de substâncias específicas para preencher esses desníveis e rejuvenescer a derme, uma delas é o ácido hialurônico.

Os cuidados com a pele além de prevenir também podem tratar esse problema, dessa vez por meio de produtos anti-idade e que também possuam o ácido hialurônico em sua composição.

Uma vez que essa molécula já é sintetizada naturalmente pelo organismo, os efeitos colaterais do tratamento são quase inexistentes. A pele não é danificada pela aplicação do ácido e, quando feita pelo dentista, é rápida e pelo uso de injeções.

Feita nas clínicas, a inserção do hialurônico possui um efeito que pendura de 6 a 24 meses, dependendo da aceitação do organismo.

Demais orientações

Logo, tendo em vista que o desenvolvimento dos sulcos faciais está diretamente ligado com o envelhecimento, a prevenção é a melhor forma de adiá-lo. Para uma pele jovem e com viço por maior tempo, os cuidados devem ser tomados desde cedo.

Além do sulco nasolabial, os sulcos faciais também englobam o sulco labiomentoniano; na região entre a boca e o queixo, infrapalpebral; região acima das pálpebras, e as linhas periorais, em volta dos lábios.

A ação preventiva é a mesma, assim como a intervenção pelo preenchimento também é eficiente.

O preenchimento profissional possui uma duração de 40 a 60 minutos, dependendo da abordagem do odontologista e pode gerar um pequeno incômodo. No entanto, esse procedimento não atrapalha nas atividades e compromissos cotidianos por não ser considerado muito invasivo. Também chamados de “bigode chinês”, os sulcos nasogenianos podem ser bem desagradáveis. Saiba o que são e como realizar o tratamento