É comum que algumas pessoas acreditem que os profissionais de Inside Sales e SDR desempenham a mesma função. As duas funções têm realmente alguns aspectos em comuns, como o fato de trabalhar com vendas. Porém, elas atuam em etapas diferentes do funil de vendas.
Conhecer essas novas funções é fundamental, já que elas têm se tornado cada vez mais populares, devido a sua capacidade de aumentar as vendas de uma empresa. Continue acompanhando este post para entender como atua cada um desses profissionais e como combiná-los para conseguir melhores resultados para sua empresa!
O que é o Inside Sales?
Quando traduzido do inglês para o português, esse termo significa vendas internas, e se refere às vendas realizadas dentro da própria empresa. Para isso, os vendedores utilizam ferramentas tecnológicas para se comunicar com o cliente e fechar uma venda sem a necessidade de se deslocar da empresa para encontrá-lo em um determinado lugar.
Essa modalidade de vendas traz muitos benefícios para a empresa, já que possui um custo baixo de manutenção e pode intensificar as vendas, além de reduzir o tempo e os recursos gastos com deslocamento. Por essa razão, a estratégia Inside Sales tem sido adotada por cada vez mais empresas.
O que é o SDR?
SRD é a sigla para Sales Development Representative, que em português tem como significado Representante de Desenvolvimento de Vendas. Podemos dizer que o SDR atua uma etapa anterior à do profissional de Inside Sales, como um pré-vendedor.
A responsabilidade desse representante é iniciar os contatos com os clientes, para qualificá-los como Leads e repassá-los para a equipe de vendas. Eles também têm a função de auxiliar os vendedores a concluir o fechamento da venda, por fazer pesquisas que obtenham informações úteis sobre o cliente para a equipe de vendas.
Qual a diferença entre os dois?
Enquanto o SDR tem a função de qualificar os clientes em potencial e confirmar se os mesmos têm interesse pela compra, o Inside Sales tem a responsabilidade de fechar a venda. Ou seja, apesar de ambos trabalharem com vendas e atuarem no mesmo ambiente de trabalho, esses profissionais executam funções diferentes.
Como ambos se complementam?
As duas funções estão diretamente ligadas ao ponto de uma não pode ser executada sem a outra. Para conseguir realizar o fechamento de uma venda, a equipe de vendas internas precisa saber se o cliente realmente tem interesse em comprar o produto ou serviço oferecido. Esse trabalho deve ser feito por um SDR.
Ao contratar um vendedor, as empresas dificilmente buscam um profissional com habilidades em qualificar os leads. Por essa razão, é importante contar com um ou mais profissionais que saibam executar essa função.
Isso vai facilitar o trabalho da equipe de vendas internas, que não vai ficar insistindo em negociar com clientes que não possuem real interesse naquilo que é oferecido pela empresa. Dessa forma é possível otimizar o uso de recursos e amplificar os resultados.
Quais os outros profissionais que fazem parte do time de vendas?
É óbvio que uma equipe de Sales Development Representative e outra de vendas internas não são o suficiente para montar um time de vendas de alto desempenho. Para isso, é preciso contar com outros profissionais como:
- LDR (Lead Development Representative): A função desse profissional é organizar os leads, ao checar se as informações obtidas sobre os mesmos estão corretas e atualizadas;
- BDR (Business Development Representative): Assim como o SDR, a função do BRD é qualificar leads. A diferença é que o BDR não conta com a lista de leds pré-qualificados que o SDR possui.
Todos esses profissionais possuem uma função importante no funil de vendas com o objetivo final de efetuar uma venda e você pode entender mais sobre cada um no site da Receita Previsível. Além disso, ao montar uma equipe com profissionais com habilidades específicas para cada uma dessas funções, sua empresa contará com um time de vendas eficiente que certamente aumentará de forma expressiva os resultados de sua empresa.