Espanha doa 6 milhões de doses de vacinas anticovid à América Latina

A Espanha entregou à América Latina mais de 6 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, com base no compromisso do governo espanhol de distribuir até 22,5 milhões de doses para outros países em 2021 através do consórcio Covax e reduzir a discrepância entre os hemisférios norte e sul.

A ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias, informou nesta segunda-feira (13) confirmou a entrega em discurso no 71º Comitê Regional OMS-Euro, no qual afirmou que o governo espanhol busca promover o multilateralismo e defender a saúde pública na Europa e em todo o mundo.

Darias insistiu que “nenhum país e nenhuma região estará a salvo até que todos estejamos a salvo”.

A ministra ressaltou a necessidade de aumentar as capacidades de resposta e resiliência, assim como de coordenação multilateral, para não deixar ninguém para trás, como uma das lições aprendidas com a pandemia.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sanchez, anunciou em abril, na 27ª Cúpula Ibero-Americana de Andorra, que a Espanha doará 7,5 milhões de suas doses neste ano a países latino americanos, cuja entrega começou a ser feita em agosto.

Fonte noticias.r7.com/saude