Dicas para aprender o básico de espanhol em casa

Muitas pessoas querem aprender espanhol sozinhas. Porque? Além de ser a segunda língua mais falada ao redor do mundo, o espanhol é apontado como a língua estrangeira mais fácil de aprender, segundo os brasileiros. Portanto, se você quer aprender a falar espanhol, você deve necessariamente fazer um Curso de Espanhol.

Como começar a aprender espanhol?

É fácil aprender espanhol? Eu diria que sim! Pois, não se pode negar que há algumas semelhanças entre o português. Mas esta característica, à primeira vista, é o que torna esta língua estrangeira atrativa para os falantes de português, porém há diversas armadilhas. 

E qual é o perigo disso? O portunhol. 

O portunhol surge quando simplesmente se usa o sotaque espanhol dentro das palavras portuguesas, e diversas vezes, as pessoas pensam que estamos dominando a língua espanhola.

É aqui que muitos já aprenderam espanhol ou começaram o espanhol. Pessoas que fazem cursos de idiomas às vezes caem na armadilha.

Quer ver? Para você, nu significa sem roupa, certo? Na Argentina, nus são carecas!

Quando for preciso, não pergunte onde ‘bañero’ está! Em espanhol, “bañero” é um salva-vidas. “Baño” significa banheiro. Em outras palavras: para evitar pequenas confusões em espanhol, certo?

4 dicas para aprender espanhol sozinho

Com eles, o mais importante é que você aprenda espanhol de forma gratuita, e aprenda espanhol online dentro da sua casa! Portanto, aprenda a falar espanhol:

Use áudios!

Da mesma forma que acontece quando aprendemos a falar a nossa língua materna, ouvir deve ser o primeiro passo quando queremos aprender um novo idioma. 

Então, o que você diz em espanhol? Primeiro, exponha-se á sempre há os estímulos que são possíveis e ouça tudo o que puder em espanhol.

No Brasil, não estamos cercados por esse idioma como o inglês. Ainda há muitos recursos de áudio disponíveis para aprender o espanhol dentro da plataforma de Cursos Online, e você pode usá-los para desenvolver o seu idioma. Bastam alguns cliques, sem necessidade de frequentar um curso de línguas.

Comece navegando em nossa lista de podcasts espanhóis. Mesmo para quem está começando, opções como o Coffee Break Spanish são interessantes. Esta série de podcasts traz cursos de espanhol cada vez mais complexos! Em outras palavras, é um ótimo material para você ouvir e aprender espanhol! O YouTube também é um ótimo recurso para aprender canções espanholas. Se você não estiver familiarizado com ele, também pode conferir a série MosaSeries em espanhol, que é uma série de 27 episódios criada pelo próprio MosaLingua, adequada para quem deseja melhorar seu conhecimento oral do espanhol! Portanto, seus ouvidos gradualmente se acostumaram à voz espanhola.

Vocabulário

Quando os bebês ouvem seus pais, eles vão imitar e começar a falar, certo? Aprender é natural, então o segundo passo para aprender espanhol por conta própria é investir no aprendizado de palavras e expandir seu vocabulário em espanhol. Por esse motivo, não posso recomendar um recurso melhor para aprender espanhol do que o aplicativo MosaLingua. Se você ainda não fez o download, execute-o! Você pode usar a versão lite do aplicativo para aprender espanhol gratuitamente.

Com o objetivo de lhe ajudar a dominar o vocabulário do idioma, assim como em um curso de espanhol, o aplicativo tem a função de lhe ajudar a sempre a praticar:

  • Compreensão oral, ouvindo tudo que é falado por professores falantes de espanhol;
  • Pronúncia, grave sua voz e compare sua ficha com a do professor de línguas;
  • Redação, exercícios sugeridos pelo aplicativo.

Consuma cultura e entretenimento em espanhol

Se você quer aprender espanhol com facilidade, saiba que a música pode ser uma super aliada! Indicamos que você faça uma playlist de músicas em espanhol no YouTube e no Spotify.

Você deve ter um bom dicionário de espanhol. Pois, é muito importante para o seu vocabulário continuar a crescer.

Insira o idioma que você está aprendendo no dia a dia. Esta é uma das maneiras mais inteligentes de aprender ou acelerar o aprendizado. Afinal, se ler ou assistir filmes é uma atividade que você gosta de fazer, coloque os dois juntos. Escolha um livro ou filme em espanhol e use esses materiais para aprender a falar espanhol.

Em outro artigo, você descobrirá as verdadeiras joias do cinema latino-americano e espanhol. Se você está aprendendo espanhol e assina um serviço de streaming, com certeza encontrará bons títulos em espanhol. Por exemplo, no Netflix, certifique-se de verificar:

  • histórias chinesas e
  • Elefante Branco, com o ator Ricardo Darín;
  • Sobre minha mãe e
  • Ata-me, do famoso diretor espanhol Pedro Almodóvar; e comédia
  • A la Mala (México) e
  • Oito sobrenomes bascos (espanhol)

Encontre um parceiro de conversação

Sua escolha é sempre aprender espanhol sozinho. Porém, depois de estabelecer uma certa base de vocabulário, é hora de começar a falar. Busque sempre superar o medo de falar, pois esse medo é muitas vezes um dos maiores desafios ao aprender uma língua estrangeira. Mas esse também é o maior ganho nesse processo. Portanto, para aprender a falar espanhol, sempre deixe a vergonha de lado e comece a trabalhar.

Primeiro, baixe o Guia de conversação em espanhol do MosaLingua gratuitamente. Neste e-book de 83 páginas, você pode acessar mais de 1.000 palavras e frases em espanhol. Eles traduzem a tradução para o português e a organizam por frequência de uso: do mais útil ao mais específico. O conteúdo deste guia será especialmente útil se você planeja viajar para um país de língua espanhola.

Mas se o seu plano de curto prazo não inclui viagens, isso não será uma desculpa para não começar a falar espanhol. 

Durante esse artigo, apontamos para as melhores dicas para aprender espanhol online e conversar com falantes nativos de espanhol. Esses sites funcionam tão bem que existem muitas opções disponíveis hoje. Eles se propuseram a criar uma espécie de comunidade em que as pessoas se ajudassem e compartilhassem conhecimentos gratuitamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.