Dicas Essenciais Para se Exercitar ao Ar Livre

Fazer exercícios, não importa o lugar, é ótimo para a nossa saúde física e mental e agora por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19), muitas pessoas passaram a se exercitar em casa e ao ar livre.

Isso porque, nesses ambientes há menos riscos de contaminação se comparado a outros lugares mais “fechados” e com mais pessoas, como as academias.

Portanto, se você é uma dessas pessoas que se exercita ao ar livre, continue acompanhando a leitura deste artigo, pois temos dicas essenciais para te dar sobre esta prática! Veja.

Exercícios ao ar livre: dicas essenciais

Horários

O primeiro aspecto que você deve ter atenção é em relação ao horário que você pratica a atividade física. O ideal é que você se exercite antes das 10h ou depois das 17h.

Isso porque, entre esse horário 10h-17h, principalmente no verão e em dias mais quentes, o sol e o forte calor podem acabar prejudicando o seu treino ou ainda fazer mal à sua saúde.

Portanto, procure se exercitar em horários em que o sol não está tão forte. Além disso, se você for praticar exercícios físicos e o sol já estiver bem considerável, não deixe de passar um protetor solar e de usar um boné para se proteger dos raios ultravioletas.

Roupas e tênis adequados

Provavelmente você já deve saber isso, mas é sempre bom deixar explicado. Ao fazer exercícios, seja ao ar livre, em casa, na academia ou em qualquer outro espaço, utilize roupas e tênis adequados.

Ou seja, utilize peças leves, confortáveis e que não limitem/dificultem seus movimentos. Por exemplo, você não vai sair para correr de calça jeans, não é mesmo?

O mesmo vale para acessórios e equipamentos, por exemplo, se você gosta de sair para andar de bicicleta. Pegue os itens necessários para isso e utilize-os de maneira correta. Segurança em primeiro lugar! 

Além disso, agora por conta da pandemia, não esqueça também de levar (e claro, usar) uma máscara e o álcool em gel. Também evite aglomerações e muita proximidade de outras pessoas. 

Todo cuidado é pouco, ainda mais que a pandemia não acabou.

Hidratação

Hidratação

Outro ponto fundamental para se atentar em relação a sua prática de atividades físicas ao ar livre é sobre a hidratação.

Ou seja, beba bastante água e não só apenas quando estiver se exercitando, mas ao longo do dia também. 

Isso porque a água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo e especialistas da saúde recomendam que nós façamos a ingestão de pelo menos 2,5l diários.

Além disso, levando em conta o contexto do coronavírus, procure levar uma garrafinha de água com você e não divida-a/empreste-a a outras pessoas. 

Isso porque, aquele bebedouro inox que há em parques, por exemplo (caso você se exercite em um local como este), pode estar desativado e, mesmo que esteja funcionando, não é tão interessante usá-lo neste momento, visto que outras pessoas também farão o seu uso, podendo assim aumentar o risco de contaminação pela covid-19.

Afinal de contas, você não conhece as pessoas que estão utilizando o bebedouro. Então, tenha precaução.

Alimentação

Antes de sair de casa para praticar uma atividade física ao ar livre, certifique-se de que você está bem alimentado – é claro que você não precisa comer um prato de feijoada antes de ir treinar. Uma refeição mais leve, um lanche, uma fruta já está de bom tamanho.

Isso porque, nós precisamos de energia para se exercitar e fazer atividades físicas sem comer direito ou em jejum pode causar tonturas, mal-estar ou até mesmo desmaios. E isso você não quer, certo?

Ritmo

Respeite seu ritmo, ou seja, não exagere quando for se exercitar ao ar livre. Seu corpo dá sinais até onde ele aguenta, por isso, respeite isso e vá evoluindo aos poucos. 

Por exemplo, se hoje você faz uma corrida de 3 km, não queira amanhã já correr 7 ou 10 km. Tenha calma e paciência. Aos poucos você vai aumentando a intensidade e a distância.

Além disso, se sentir qualquer dor ou dificuldade, pare, respire, espere um pouco e depois volte.

E caso você faça ou queira fazer alguma atividade mais intensa, de alta performance, procure profissionais para que possam te auxiliar.

Obs: caso você esteja com algum sintoma da covid-19, como tosse, febre ou dificuldade de respirar, você não deve ir treinar. Fique em casa, se cuide e procure ajuda médica se julgar necessário. 

Dica bônus: YouTube

O YouTube é um site com muita informação interessante em forma de vídeo, inclusive sobre treinos e atividades físicas.

Portanto, acesse-o e busque referências, dicas e outras informações a respeito de exercícios ao ar livre. 

Há inúmeros canais e profissionais que falam sobre o assunto. Com certeza algum deles pode te ajudar a aprimorar, mudar ou melhorar o seu treino. 

Quanto mais conhecimento você adquirir, melhor será o seu treino e o seu desempenho. E no final, a sua saúde agradece!