6 Dicas para melhorar a habilidade de leitura no inglês

6 Dicas para melhorar a habilidade de leitura no inglês

Ler em um idioma diferente do idioma nativo pode ser uma tarefa assustadora. Por exemplo, quando nos deparamos quando entramos em um Curso de Inglês, muitas vezes sentimos falta de conhecimento para compreender o todo, mesmo que se tenha conseguido compreender várias partes.

Para quem está aprendendo e aprimorando essa habilidade, esse é um problema recorrente, principalmente para quem precisa do idioma para um propósito específico, como obter uma boa pontuação em um teste de proficiência.

Para evitar isso, existem algumas dicas e truques que são úteis durante a leitura e ajudam a melhorar a fluência da tarefa – não importa que tipo de texto se pretenda explorar.

1. Comece devagar e saiba qual é o seu nível

O primeiro passo quando se entra em um Curso de Inglês Online é entender o quão bem você conhece o idioma: se você é iniciante, básico, intermediário, avançado ou fluente. Isso depende de muitos fatores, principalmente do seu nível de contato com o inglês. Quando percebemos isso, é mais fácil reduzir a pressa e começar devagar. Por exemplo, ao pesquisar notícias na Internet, sempre priorize as notícias mais próximas do seu nível. Ou que tal reler uma história infantil que você já conhece, mas desta vez em inglês

Portanto, a assimilação da mensagem pode ser desenvolvida por comparação com o conteúdo conhecido do assunto. Anexar um dicionário ou aplicativo móvel também é útil para ajudar a colocar palavras desconhecidas no contexto e evitar desistir quando elas bagunçarem palavras ou expressões desconhecidas. À medida que a leitura avança, esta situação torna-se mais natural, por isso a compreensão é necessária para poder compreender o texto.

2. Anote tudo!

Ler é um processo positivo para desenvolver um hábito, você deve treinar os pontos mais difíceis. No exercício de leitura, escreva as palavras que deseja entender seus significados, frases desconhecidas repetidas com frequência, novo vocabulário, tópicos que deseja aprofundar e as outras dificuldades que encontrar dentro do processo. Isso estimula o contato ampliado com o idioma, fortalece o aprendizado, reflete nas habilidades gramaticais e ajuda a um progresso mais rápido, pois as notas serão gravadas para consulta futura, não havendo necessidade de “começar do zero” sobre o mesmo assunto todas as vezes que você leia o texto.

3. Dicionário 

Embora os dicionários bilíngues sejam um bom aliado quando as palavras não fazem muito sentido, não dependa apenas de quem traduz para você. Sempre que possível, escolha dicionários monolíngues e incentive o uso de frases de exemplo para entender o contexto. Além de descobrir o significado do termo buscado, também retiveram outros ensinamentos, como sinônimos e conjugação.

4. Pratique a leitura 

Nossa leitura varia dependendo do tipo de texto ao qual somos expostos. Alguns requerem mais profundidade, como livros acadêmicos. Outros exigem mais vitalidade, como as notícias do dia a dia. Em outras palavras, treine diferentes “modalidades”. Livre-se das coisas mais tradicionais e não se esqueça das letras, legendas de filmes, seriados e quadrinhos. Este exercício nos ensina velocidade, raciocínio lógico e consciência espacial.

5. Utilize técnicas de leitura 

Existem algumas maneiras de tornar a leitura mais fluente e compreender os principais pontos do texto em apenas alguns segundos. Uma dessas técnicas é o escaneamento, que envolve “escanear” o texto para obter uma ideia aproximada do que ele está dizendo e quais são as principais ideias que revela. Há também o skimming, que visa os pontos do material da leitura e identificar as devidas informações específicas encontradas dentro do texto. Os dois não apenas ajudam a melhorar a habilidade de leitura em inglês, mas também ajudam a melhorar o entendimento geral do inglês, e reduzem a dor de não entender 100% das palavras usadas no material.

6. Leve o aprendizado para o dia-a-dia

Ao ler em inglês, comece a prestar mais atenção ao que aprendeu. Observe como essas palavras ou expressões aparecem em diferentes contextos e tente traçar a relação entre seu significado e como são usadas no conteúdo. Com isso, quando você perceber que pode se lembrar sem consultar um dicionário, seu processo evolutivo se tornará mais óbvio.

Você sabe quando está interessado em algo e começa a prestar mais atenção em qualquer lugar? Inglês é o mesmo! Por exemplo, uma das coisas mais legais é pegar um novo livro e então perceber que você pode entendê-lo porque aprendeu aquela frase ou palavra específica no livro anterior. Quanto mais você lê, melhor desenvolve as habilidades. Faça tudo dentro do seu tempo e lembre-se sempre que os resultados não serão do dia para a noite.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.