Quem não quer ter um sorriso branquinho, igual aqueles dos famosos? Muitos sonham com essa possibilidade e é nisso que pode estar o perigo.
Na internet existem diferentes tipos e receitas para fazer clareamento dental em casa, porém, o que muitos não sabem, é que quando feito de forma errada, pode prejudicar a saúde dos seus dentes.
Por isso, deixo aqui 5 motivos que mostram porque não se deve fazer clareamento dental em casa, vamos a eles.
1. Surgimento de manchas irreversíveis e sangramentos
Dentro das receitas milagrosas para clareamento dental, tem o uso do bicabornato que é um produto muito comum e de fácil acesso. Por isso, muitos acabam aderindo.
Entretanto, o que muitos não sabem é como essa substância é muito abrasiva e sua constituição é praticamente básica (solução química).
A partir disso, quando se aplica bicarbonato nos dentes, acontece uma reação de neutralização química, de modo que invés de clarear, retira as placas aderidas por eles.
O baixo custo e a relativa facilidade em se realizar a técnica, contribuem para que a técnica seja utilizada de forma indevida.
Desse jeito, por não haver um controle na quantidade usada de bicarbonato, podem surgir manchas irreversíveis nos dentes ou sangramentos nas gengivas.
2. Perda de sensibilidade, pulpite e sangramentos
Apesar de parecem ser sintomas de uma doença muito grave, esses tipos de sintoma podem ocorrer quando se faz uso da moldeira para clareamento dental.
Por ser encontrada em diversos sites de vendas na internet, o produto acabou ganhando fama. Na qual, por uso de um gel que é aplicado em uma moldeira, é possível corrigir manchas e impurezas nos dentes.
Utilizada por alguns durante o sono, a prática pode ser mais perigosa que o uso do bicabornato. Isso porque seus efeitos são muito mais prejudiciais e irreversíveis.
3. Formação de placas bacterianas
Outra técnica que vem ganhando muitos admiradores é a de esfregar bananas nos dentes, de modo que ao fazer isso, estaria removendo as placas amareladas externas.
Porém, frutas são conhecidas pelo seu grande teor de frutose, que é o açúcar dela, que quando em excesso, pode originar placas bacterianas, evoluindo para cáries.
E para quem não sabe, quando não tratada, a cárie pode levar a perda dos dentes.
4. Queimaduras
Quando não há um controle rígido da quantidade de substância que será usada no clareamento e não se segue as medidas de segurança, pode acontecer queimaduras na cavidade oral.
Essas queimaduras podem aparecer nos lábios, gengiva, língua e todo o interior da boca que é revestido apenas por mucosa, sendo um tecido muito sensível, podendo sofrer danos mesmo com produtos considerados inofensivos a princípio, como o limão.
5. Desgaste do esmalte dental
Outro que é o queridinho e virou febre entre influenciadores digitais e celebridades foi o carvão ativado, que é uma substância obtida graças a um processo químico em que se utiliza a casca de coco.
Por ser extremamente agressivo, quando aplicado nos dentes, pode desgastar de forma significativa o esmalte dental, e quando isso acontece, surge problemas como os nervos ficam desprotegidos, aumentando a sensibilidade dos dentes, podendo atingir a gengiva também.
Agora que já sabe os motivos de que se não deve fazer clareamento dental em casa, consulte seu dentista para saber o que fazer se deseja um sorriso mais branco.
Caso seja indicado o tratamento caseiro, ele irá acompanha-lo, de modo que qualquer alteração nos dentes seja diagnosticada e principalmente evitar problemas futuros.