
Os cuidados quanto a saúde geral abrangem a saúde bucal; com medidas contra a gengivite, a saúde física, mental e o bom funcionamento do organismo. Em dias de calor intenso, as medidas voltadas a saúde devem ser ainda mais abrangentes.
O organismo, por exemplo, perde líquidos de forma natural ao longo do dia, e esse acontecimento se agrava em dias de calor, o que pode influenciar alterações metabólicas. Veja a seguir alguns dos cuidados a serem priorizados em dias de calor:
1. Hidratação como prioridade
A água é essencial para a nossa qualidade de vida e para a nossa vida em si. É esse recurso o responsável por manter o organismo em bom funcionamento. A ingestão de água indicada pelos especialistas é cerca de 2 litros diários, entretanto, essa quantidade altera de organismo a organismo. Não espere a sede para beber água, já que ela é um sinal tardio da desidratação.
A hidratação deve ser vista como prioridade não somente em dias de altas temperaturas, porém, sob essas temperaturas o corpo libera ainda mais calor pelo suor. Isso acontece como forma de controlar a temperatura ideal do corpo, mas elimina água e sais minerais no processo.
A carência de água e sais minerais compromete o metabolismo e faz com que a pessoa fique suscetível a tonturas, lesões musculares e cãibras, além de ter o seu desempenho físico e disposição diminuídos. Essa fraqueza ainda dificulta a concentração nas atividades do cotidiano.
2. Boa alimentação
A alimentação saudável é um dos pilares da manutenção da saúde, porém, assim como a hidratação, é ainda mais recomendada em dias de forte radiação. Os vegetais, os legumes, as frutas e demais alimentos saudáveis possuem uma quantidade relevante de água em sua composição, e além dessa característica, são ricos em potássio.
O potássio por sua vez se trata de um mineral que deve ser reposto quando há uma intensa produção de suor. Logo, os sucos desses alimentos e a sua própria ingestão é essencial para que a água e os sais minerais perdidos com ela sejam repostos.
Além disso, assim como é recomendado pela reeducação alimentar, o consumo de gorduras deve ser substituído e evitado em dias de calor intendo, já que não são bem metabolizadas pela falta de líquido do organismo. Ingerir alimentos gordurosos nesses dias pode trazer incomodo e mal-estar.
3. Exercícios físicos
Mesmo que em dias de calor intenso se deva evitar se expor ao sol, a prática de atividade física deve ser mantida fora dos horários de pico. Mesmo fora dos horários contraindicados, o calor ainda vai se fazer presente e durante a execução se deve preocupar constantemente com a reposição de líquido.
No período da atividade física a pessoa vai se desidratando gradualmente, perdendo sódio e potássio. A água, nesse caso, mesmo não sendo capaz de fornecer todos os nutrientes que os isotônicos possuem, ainda assim atua no controle da temperatura corporal, precavendo o aumento da frequência cardíaca, a incidência de câimbras e fadiga
A perda de líquidos pelo suor é ainda maior em dias quente e sua quantidade depende do tipo de exercício praticado. A quantidade de líquido ingerido varia pela intensidade e pela duração da atividade física. Após a pratica do exercício beba o suficiente para matar a sua sede.
4. Se atente a vestimenta e evite o sol
O indicado a se vestir em dias de quente são roupas de malha e algodão, uma vez que absorvem o suor, evite usar roupas de tecidos sintéticos, que por sua vez servem como barreira a transpiração. Roupas escuras também devem ser evitadas, pois não refletem a luz solar e absorvem ainda mais calor. Além disso, lave as roupas após usá-las e não as repita ou pegue emprestado, essas medidas podem evitar alergias e demais problemas de pele.
A temperatura interna ideal do corpo é de 37º C, não sendo interferida pelo horário do sai. Para evitar alterações quanto a essa temperatura é necessário evitar a exposição ao sol no horário de 10 às 16 horas. A falta desse cuidado e a exposição excessiva ao sol pode levar a hipertermia, que se trata da desestabilização do calor interno.
Uma vez nessa situação o organismo usa de toda a sua energia para diminuir o calor, fazendo que células parem de funcionar. Complicações, como desmaios, podem acontecer nesse processo, fazendo com que seja ainda mais necessário seguir as medidas recomendadas.